top of page
Image by Miti

Uma janela especial


Uma janela especial

Interpretação do texto Uma janela especial de Alexandre Honrado estudado na disciplina de português e ilustração em Educação Visual

Passo todos os dias por uma casa de muitas janelas viradas para a rua. Estão sempre abertas as janelas. De lá de dentro saem aromas de pétalas de flores, um cheiro assim que não sei descrever.
Olho para a janela e digo: vive ali alguém feliz. Porque há janelas que merecem que, por trás delas, vivam pessoas felizes…
Porque há com o rosto feliz de quem habita por trás delas…
[…]
E agora acabo de descobrir: vive lá, por detrás de tal janela de rosto de menina bem penteada e feliz, uma velhota que todos os dias abre a janela, rega vasos de flores maravilhosas, que sorri como se fosse sempre verão, mesmo que o dia esteja forrado de cinza e chumbo e água desprendida dos olhos lacrimejantes do céu.
É uma velhota, convém notar, destacar, esclarecer – até porque dá outro sabor, misterioso mesmo a tudo isto – a quem chamam bruxa, maga, feiticeira, que sorte se fosse realmente assim, quantas vezes já sonhei ah, se eu tivesse poderes mágicos! Chamam-lhe assim, e por razoes menores; dizem que as flores nas mãos dela renascem, que os pássaros vêm tocar-lhe de leve os cabelos e debicar as migalhas do pão que lhes estende, dizem até que tocou por dentro certas pessoas e as trouxe de volta para caminhos iluminados…

Uma janela especial, de Alexandre Honrado

bottom of page